12/05/2021

Automação Residencial: O que é possível automatizar em um apartamento?

 | Quatri Automações

Numa era tão tecnológica quanto a nossa, você já deve ter ouvido em tecnologias que podem ajudar a ter maior qualidade de vida e criar sua smart home (casa inteligente). Mas antes disso, deve-se perguntar a si: O que é possível automatizar na minha casa?

Nesse post você vai conhecer algumas partes da sua casa que podem contar com dispositivos automatizados para que seu dia-a-dia fique simples e eficiente.

 

O que é Automação Residencial? 

A automação residencial é um conjunto de novas tecnologias que podem programar e automatizar eventos em uma residência, por meio de sistemas integrados pela internet, como o Google Home e Alexa.

O objetivo é criar um apartamento inteligente com o chamado IoT (Internet of Things), que vem se tornando muito popular nas novas residências em volta do globo, vista as novas criações para facilitar as coisas para os moradores por meio de dispositivos móveis e internet.

Pensando em o que é possível automatizar em seu apartamento, você pode começar a pesquisar, entender e mudar em casa, assim, começando a comandar tudo lá dentro de qualquer lugar que estiver, como em viagens, no trabalho, em passeios, indo ao mercado, etc.

 

O que é possível automatizar em um apartamento?

 A resposta é: quase tudo se você for criativo o suficiente! É possível programar de sensores à fechaduras e luzes do apartamento, por exemplo, basta ter as conexões e utilidades necessárias em mente para começar.

A automação sempre virá para facilitar a vida dos moradores e você pode personalizar tudo  conforme o seu estilo de vida, rotina, necessidades, hábitos e presença.

Porém, para aqueles que ainda não conseguem pensar o que é possível automatizar em seus apartamento, aqui vão alguns pequenos exemplos para começar a trabalhar essa parte:

 

  • Home Theater

Criar um clima de cinema em casa é algo maravilhoso, pegar a pipoca, ver um filminho na TV com a família ou amigos,  numa tela com alta definição e graças ao Home Theater, ter uma qualidade de som que te coloca dentro da cena.

Ter um Home Theater vale a pena pois ele é fácil de automatizar se tivermos as ferramentas certas e, aliás, não adianta uma televisão de 50 ou 60 polegadas e não ter um bom áudio.

Use momentos de reforma no seu apartamento para integrar estes sistemas com tudo o que é o que é possível automatizar em sua casa, por exemplo, você pode automatizar tanto o sistema de som quanto o de áudio, fazendo com que você ligue os dois juntos ou ligar o Home Theatre apenas na hora do filme.

Você consegue fazer tudo sem usar diversos controles e automatizando por meio de cabos ou wireless, dependendo do que está sendo planejado.

 

  • Automação áudio

A automação de áudio, assim como a integração do Home Theater permite ao usuário controlar todas as funções dos aparelhos smartphone ou pequenos controles, assim, tendo nas mãos controles únicos, sem precisar trocar cabos de um aparelho para outro ou viajar entre suas seleções.

Você pode, por exemplo, aumentar e diminuir o volume, escolher qual input utilizar, trocando do videogame para a smart TV ou para o aparelho de som sem precisar de vários controles remotos diferentes entre os aparelhos.

Criando as predefinições e personalizando tudo o que é possível automatizar, tanto áudio como vídeo, assim, conseguindo criar uma ótima ambientação.

Você pode inclusive misturá-la com os outros cantos automatizados do apartamento (que trataremos mais a fundo em breve no texto), por exemplo, como a iluminação, ar condicionado, com cortinas e tudo o que você conseguir.

 

  • Cortinas automatizadas

Cortinas além de serem elementos decorativos podem também servir não  só a estética, mas também, quando automatizadas, servem a ventilação.

Falando sobre o que é possível automatizar numa cortina, podemos citar como benefícios principais a possibilidade de abrir e fechar cortinas e venezianas sem precisar mexer nelas. São vários os modelos para escolher, bastando ter um pequeno motor que abre e fecha a cortina automaticamente.

Você pode controlar o processo de três maneiras: o contato seco, ou seja, apertando um interruptor do lado dela, por controle remoto, ou (se smart) pode-se controlar no smartphone e comandos de voz do Google Home e pela Alexa.

Estando programadas, motorizadas é possível fazer com que abram num determinado horário, pode ser de manhã com o sol entrando no quarto, de tarde para sentir a brisa, ou a noite para chegar do trabalho com a residência ventilada e fresca.

É possível até mesmo automatizar o quanto elas abrem. Você gostaria dela meio aberta no na manhã quente e fechar a noite para privacidade? É possível!

Outras vantagens são as sobre a variedade de tecido e a durabilidade da sua cortina, afinal, sem o estresse físico do vai e volta de alguém puxando até ajustar, a vida útil aumenta.

 

  • Climatização

 Seja em casa ou em empresas, sempre existe a dificuldade de dominar o clima, porém, o que é possível automatizar nessa parte, é o total controle da temperatura.

Não precisa se preocupar se desligou o ar condicionado da sua casa, pois você pode programá-lo para funcionar em horários específicos, quando você ou sua família está em casa, ou quando os funcionários saem da firma depois do horário comercial, assim uma grande economia e conforto são gerados.

E isso não vale apenas para ar condicionados! Ventiladores e aquecedores também podem ser automatizados para trazer a temperatura ideal para o ambiente interno.

 

  • Iluminação

 A iluminação quando automatizada, torna-se uma maneira excelente de gerenciar a o uso da luz da casa. Você controla as lâmpadas para acenderem na chegada de casa, ou programá-las para que desliguem de manhã, ou até mesmo, pode mudar as cores delas por comandos de voz, caso queira criar um ambiente num cômodo da casa.

Assim, você paga menos, moderniza sua casa e ainda deixa-a mais bonita

 

Como consigo saber o que é possível automatizar no meu apartamento?

 Mesmo com as dicas que damos aqui, é possível que você ainda esteja com dificuldades para saber o que é possível automatizar na sua residência.

Já imaginou sua casa com automação residencial? Entre em contato com a Quatri, uma empresa especializada em automação residencial em Santos.

 

Solicite agora um orçamento
sem compromisso

Fale por Whatsapp