03/12/2020

Controle sua casa com comando de voz

 | Quatri Automações

“Controle a sua casa com comando de voz”. Essa frase foi bastante utilizada no passado, mas somente em filmes futuristas, não é mesmo? Entretanto, o futuro chegou mais rápido do que muitas pessoas poderiam imaginar.

 

Cada vez mais a tecnologia está avançando e melhorando a qualidade de vida das pessoas através dos mecanismos criados.

 

No Brasil, apesar de ainda ser algo relativamente novo, muitas casas já estão aderindo aos novos comandos que visam a comodidade e praticidade na das pessoas. Mas como será que o controle de voz pode ajudar os seus usuários a terem uma vida mais confortável?

Continue a leitura e descubra.

 

Controle a sua casa com comando de voz e garanta seu conforto

Por mais que pareça “bobeira”, as pequenas ações do dia a dia têm influência direta no gasto de energia. O simples ato de levantar para realizar coisas básicas como ligar a luz ou a  TV pode gerar tanto cansaço quanto estresse.

 

Essas afirmações podem parecer superficiais e até absurdas, mas saiba que grande parte das pessoas que utilizam o comando de voz para controlar iluminação, climatização e mais relatam que a vida ficou mais confortável e tranquila.

 

Para deixar mais claro quais são os benefícios que esse item da automação residencial pode oferecer, veja uma lista com os principais pontos positivos:

 

Comodidade durante os momentos de descanso 

A frase “Controle sua casa com comando de voz e garante o seu conforto” é o lema das empresas que desenvolvem equipamentos que realizam esse serviço. E não é para menos…

 

Ter aparelhos integrados aos sistemas que realizam ações por voz faz com que os usuários possam controlar diversos eletrodomésticos e eletrônicos sem a necessidade de mover um dedo, apenas a voz.

 

Com esse mecanismo o usuário poderá utilizar o tempo de descanso para o que realmente foi criado: descansar. O aumento da comodidade e da qualidade de vida gerado pelo comando de voz, melhorará também, de forma indireta, outras questões da vida.

 

Otimização do entretenimento

O comando de voz atrelado aos outros mecanismos de automação residencial faz com que o entretenimento também seja otimizado. Um bom exemplo é a possibilidade de integração do home theater.

 

O usuário poderá realizar comandos de voz para que o aparelho seja ligado,  para regulagem de som, escolha de canal e muito mais.

 

Agora imagina realizar todas essas funções sem a necessidade de levantar do sofá ou procurar o controle? É por esse motivo que o entretenimento é intensificado, pois além de melhorar a diversão, oferece mais conforto.

 

Otimização dos processos inclusivos

Utilizar o comando de voz pode ser visto por muitas pessoas como algo superficial e sem muita importância. Mas é importante ter um novo olhar sobre o avanço da tecnologia.

 

A população PCD, especialmente aqueles que têm dificuldade de locomoção ou movimentação dos membros superiores e inferiores reduzidas e deficientes visuais, pode ser beneficiada. O comando de voz pode ser ótimo para que aumentem a independência.

 

smart home

 

Quais aparelhos podem ser integrados ao comando de voz?

Para entender como a quantidade de ações são grandes e quanto os aparelhos integrados continuam crescendo, veja a lista dos eletrônicos que já podem ser operados por voz:

 

  • Aparelhos de TV

 

Os aparelhos de TV são os mais utilizados. O comando de voz pode realizar a tarefa que o controle remoto costumava fazer. O usuário poderá escolher um canal e até uma série ou filme específico para assistir.

 

O volume também poderá ser controlado, chegando no ponto ideal definido pelo usuário.

 

Aspirador de pó

 

Hoje, já é possível encontrar robôs que realizam o trabalho de limpeza. Basta o usuário ativar através de comando de voz para que comece a andar pela casa.

 

Fechamento e abertura de cortinas

Através da Alexa, é possível abrir e fechar a cortina através do comando de voz, desde que esteja integrada com o aparelho que o usuário deseja realizar uma ação

 

Agenda eletrônica

Os assistentes virtuais também podem trabalhar como uma agenda eletrônica. O usuário poderá falar toda a rotina que deseja criar e o mecanismo monta uma agenda seguindo as informações fornecidas.

 

Conforme o tempo passa, o aparelho informa as atividades que estão próximas de ocorrer. O usuário também terá a liberdade de informar, através da voz, quando alguma modificação na rotina acontecer, aumentando ainda mais a interação por voz.

 

Ar condicionado e lâmpadas

A iluminação e climatização também podem ser controladas, caso sejam integradas com a Alexa.

 

No caso do ar condicionado, as ações serão baseadas em ligar, desligar e controlar a temperatura. Nas lâmpadas, permite acender, apagar e, em alguns casos, controlar a intensidade da iluminação.

 

Os aparelhos apresentados representam apenas uma pequena parcela da grandiosidade de itens eletrônicos que dão abertura para o comando de voz.

 

Considerações finais sobre controle de casa com comando de voz 

O futuro chegou e as pessoas devem deixar todas as resistências de lado e começar um processo de adaptação. A maioria das tecnologias criadas podem ser utilizadas para aumentar ainda mais o conforto e o bem-estar.

O ideal é aproveitar a nova era e usufruir de todos os benefícios que as inovações tecnologias podem trazer.

Controle sua casa com comando de voz e invista em outras soluções inteligentes para tornar sua rotina mais prática e confortável.

 

Solicite agora um orçamento
sem compromisso

Fale por Whatsapp