10/07/2021

Como fazer um projeto de automação residencial?

 | Quatri Automações

Falar de automação residencial nos faz pensar que o futuro chegou, afinal, ao lembrar que temos smartphones nas mãos na maioria do tempo e com eles hoje, podemos controlar quase tudo, remete a ideia principal de um projeto de automação residencial que visa sempre melhorar as casas e apartamentos e facilitar o dia a dia.

Mas, como começar a fazer o projeto?

É isso que iremos mostrar no texto de hoje, para que você saiba quando e como começar a projetar sua casa automatizada e compreenda os benefícios em investir em automação.

 

O que é automação residencial?

Antes de começar seu projeto de automação residencial, é importante saber o que é.

A automação residencial é o conjunto de tecnologias que, como o nome já diz, podem tornar os eventos da rotina de um local, automáticos. Isso inclui móveis e eletrodomésticos como ar-condicionado, cortina, aparelho de música, smart TV, entre outros.

A maioria desses sistemas são integrados à internet e, por isso, podem ajudar a controlar sua casa remotamente. A tecnologia IoT (Internet of Things) vem se popularizando não só no exterior, mas também no Brasil, impactando residências por todo o mundo.

Todas essas tecnologias que prezam pela automatização da rotina, oferecem facilidades, como programar sua cortina para abrir ao amanhecer ou ligar o ar-condicionado quando estiver chegando do trabalho, em um dia quente, para que ao chegar o ambiente já se encontre fresco.

E não é só isso, pois sensores, fechaduras e luzes também podem ser automatizadas por meio de comandos, funcionando de onde você estiver.

Isso cria a possibilidade de tornar a vida dos moradores totalmente personalizada para cada hábito, necessidade e estilo de vida.

 

Como iniciar um projeto de automação?

Agora que você leu o que é a automação, vamos falar os passos que deve seguir iniciar seu projeto de automação residencial.

Pense na eficiência do projeto

Em qualquer projeto de automação residencial, é preciso começar definindo tudo que necessita ser automatizado, por isso, é preciso estar com tudo em mente e pensar o que a casa e você precisam no dia a dia.

Fazendo isso, evita-se a perda de tempo, ter que refazer o trabalho e a melhor integração da casa com os moradores e não será preciso lidar com detalhes esquecidos.

Além disso, os gastos também poderão ser diminuídos em até 30%, conforme pesquisa divulgada no Portal Terra , pois o pagamento de uma integração mal feita será evitado.

Então, pense onde em sua casa a automação será útil.

 

Leia também: O que é possível automatizar em minha casa?

 

Faça pesquisas

Quando assunto é nossas casas, nossos sonhos, pesquisar nunca é demais. Tenha em mente que buscar por boas empresas, fazer orçamentos, pesquisar de antemão o que será necessário e verificar o que está popular no mercado, é essencial, principalmente para que você faça tudo ao seu favor.

Lembre que tirar dúvidas e fazer questionamentos a profissionais da área sempre é bom, pois eles te ajudarão a ter certeza do que será necessário para o seu projeto de automação residencial.

 

Entenda suas prioridades

É importante ter prioridades antes de começar seu projeto de automação residencial, então pense, qual é a sua prioridade? A segurança de sua família e bens? Uma casa inteligente pode contar com fechaduras automáticas ou com cadastramento de digitais e assim trazem total segurança em portas, janelas e outras entradas quando são ativas.

A sua prioridade é a diminuição do consumo de energia? Lâmpadas inteligentes estarão a seu favor, pois você pode programá-las para ligar em um certo horário e caso esqueça alguma luz acesa, consegue apagar do dispositivo móvel, mesmo sem estar em casa.

Ou então, a prioridade é o conforto. Uma automatização focada em aparelhos de lazer e diversão como home theaters, televisores e caixinhas de som Bluetooth são uma boa pedida!

Precisa de inspiração?

É importante que você comece a ter boas inspirações quando planeja automatizar as funções da casa.

Porém, se está precisando de ideias, separamos aqui uma lista para que você comece seu “brainstorming” e possa realizar o projeto de casa automática dos sonhos:

  • Cortinas e janelas com controle remoto;
  • Aquecimento da água por controle remoto;
  • Consumo de energia controlado;
  • Automatize sua iluminação;
  • Controle de aquecimento elétrico e ventilação;
  • Automatização da irrigação;
  • Controle de temperatura para piscinas e coberturas;
  • Ligar e desligar remotamente dispositivos eletrônicos;
  • Verificar, fechar e abrir as portas da casa e garagem remotamente;
  • Receba notificações no smartphone sobre quando ocorrer um evento (o alarme é acionado, a porta é aberta, o limite de consumo é atingido, etc.).

Quanto custa em média um projeto de automação residencial?

Quando tratamos de valores para realizar um projeto de automação residencial, os números variam bastante, pois eles dependem de fatores como o tamanho do imóvel, o tipo da tecnologia escolhida em quais dispositivos o aplicativo será instalado.

Porém, consultas e ajuda de especialistas para a automação da casa fazem valer a pena o preço a ser pago.

Pense em situações onde o profissionalismo pode fazer a diferença, como na sugestão de um luzes automáticas; você gasta uma quantia para automatização, porém, economiza milhares de reais ao longo de dez anos, por exemplo.

Se a sugestão for na parte da segurança, como o investimento em segurança avançada, você pode prevenir roubos em sua casa.

Conheça a Quatri Automação

Após a leitura do texto, acredito que está interessado em começar a planejar a automação de sua residência. Por isso, conheça a Quatri!

Sua casa inteligente começa na Quatri Automação. Desde 2011 atuando com projeto de automação residencial. Entre em contato entenda por que somos referência no assunto.

Solicite agora um orçamento
sem compromisso

Fale por Whatsapp