14/05/2020

Automação Residencial. As principais soluções de automação para casa

 | Quatri Automações

Cada vez mais a tecnologia toma conta da vida das pessoas e isso é fácil de perceber. Um exemplo claro é a estratégia de automação residencial, com o objetivo de facilitar e promover economia de tempo.

Se a automação para casa parecia, até alguns anos atrás, um assunto do futuro, hoje em dia já não é mais assim, visto que a questão tecnológica avançou bastante.

Mas quais são as principais soluções de automação para deixar a sua casa inteligente? Para começar, você saberia dizer o que é e como funciona a automação residencial?

A partir de agora, você receberá todas as informações nesse artigo completo sobre esse tema interessante e bastante atual!

 

Soluções principais para automação residencial!

O que é e como funciona a automação residencial?

Apesar de muitos passarem a ouvir falar sobre a automação residencial apenas há alguns anos, esse tipo de tecnologia já existe há algum tempo.

Entretanto, antigamente a automação estava relacionada com um controle mais simples, apenas de alguns poucos aparelhos, como do sistema de iluminação.

Na atualidade, por outro lado, a automação de uma casa, por meio de um sistema completo, permite que se conecte diferentes aparelhos a uma única central controladora.

Por meio de uma única interface, que pode ser um smartphone ou mesmo um teclado instalado em uma parede, é possível controlar diversos aparelhos para funcionarem de forma automática.

Desse modo, quando alguém fala sobre automação residencial, está se referindo à possibilidade que existe, nos dias atuais, de se fazer a programação e o agendamento de um evento de um equipamento elétrico.

É o caso, por exemplo, de você programar para que as luzes da sua residência sejam acesas quando atingir determinado horário, ou para que o ar condicionado do quarto ligue a partir de uma certa temperatura.

Agora que você viu mais sobre como funciona o processo de automação para uma casa inteligente, vem a pergunta: e o que é possível automatizar nos dias de hoje?

 

O que é possível automatizar em uma casa?

Se você achou interessante a ideia de automação residencial, então deve estar se perguntando quais são as opções possíveis de automatizar na sua casa.

Há soluções de automação para casa das mais diversas, desde a iluminação e a temperatura, já citadas, até as cortinas de um quarto.

Acompanhe, a partir de agora, como é possível deixar sua casa inteligente com as principais soluções de automação.

 

Automação do sistema de controle de temperatura

Uma das principais soluções de automação residencial, sem dúvida nenhuma, é quanto ao sistema de controle de temperatura.

Você pode automatizar o sistema tanto do ar condicionado, em caso de locais mais quentes, como do seu aquecedor, em regiões mais frias.

Por meio da interface,  pode fazer a programação para que esse sistema de temperatura, dependendo de qual for, ligue automaticamente quando a temperatura ambiente atingir um nível determinado.

 

Automação do sistema de câmeras de segurança

Para quem possui um sistema de câmeras de segurança em casa, outra opção de solução para automação residencial é quanto ao funcionamento do mesmo.

A solução para casa inteligente permite que você possa deixar sua residência ainda mais protegida, com modo de gravação noturno (quando a luz ambiente diminuir), armazenamento de imagens e mesmo a definição das mesmas.

Além disso, uma opção é automatizar o sistema de câmeras junto com o de iluminação e de campainha.

Assim, quando alguém tocá-la, você garante que as luzes serão acesas e as câmeras estarão gravando com maior eficiência.

 

Automação do sistema de iluminação

A automação residencial relacionada com o sistema de iluminação não é algo novo, entretanto, hoje em dia é possível alcançar melhores resultados.

Com esse sistema, para deixar sua casa inteligente, você pode garantir economia e mais conforto, como no caso de permitir uma automação de iluminação que permita um ambiente mais relaxante.

Por exemplo, é possível automatizar o sistema de iluminação para que passe a funcionar a partir de um determinado horário ou apenas quando houver movimento no local determinado.

 

Automação do sistema de água

Essa é, com toda a certeza, uma das principais soluções de automação residencial em questão de economia em sua casa.

Os sensores do sistema de água estão relacionados com o consumo e o vazamento da mesma, de modo a reduzi-los ou evita-los.

No caso de haver esse tipo de automação do sistema na sua residência, é possível programar sensores de vazamento de água, de modo que o registro seja desligado automaticamente em caso de algo anormalidade.

Também pode-se instalar sensores para o consumo de água, como em chuveiros e torneiras, para que após um determinado período, os mesmos desliguem de forma automática.

 

Quatri: Automação Residencial

Além da automação de iluminação, de temperatura e de segurança, ainda há outras opções de soluções para casa que a Quatri pode proporcionar a você.

É o caso, por exemplo, da automação de home theater, das cortinas da casa, do som ambiente ou mesmo das fechaduras.

Com a Quatri, você poderá encontrar tudo o que há de melhor e de mais sofisticado em termos de automação residencial.

Conheça mais sobre nossos serviços e tudo que podemos oferecer no nosso site.

 

Conclusão

Como você viu, a automação residencial já é uma realidade na vida das pessoas, e as soluções vão muito além de automatizar a temperatura e a iluminação do ambiente.

Neste texto, você pôde ver algumas das principais soluções de automação para casa, de modo a deixa-la o mais confortável, seguro e econômico possível.

Para ter uma casa inteligente de verdade, você pode contar conosco, da Quatri, para lhe ajudarmos com as melhores soluções.

Gostou do artigo de hoje sobre automação residencial?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Solicite agora um orçamento
sem compromisso

Fale por Whatsapp