
Automação residencial consiste em colocar várias tecnologias em uma casa para auxiliar em tarefas que antes só podiam ser feitas manualmente pelo morador. A automação residencial está em ascensão, e o que parecia coisa do futuro, já está sendo aplicado atualmente e muito utilizado pelas pessoas no dia a dia. No texto de hoje iremos mostrar como começar um projeto de automação residencial no seu lar. Confira!
O que é automação residencial?
Como falamos anteriormente, automação residencial consiste em usar tecnologias para o funcionamento automático de diversos equipamentos em uma casa.
Com a automação residencial você pode agendar eventos futuros, programar e criar comandos, brincar com a iluminação etc.
Contando com um sistema de automação residencial você poderá conectar diversos equipamentos em uma central controladora de automação.
Assim será possível gerenciar e monitorar a residência através de um smartphone ou tablet pela internet.
Como automatizar a casa?
Na atualidade, muitos equipamentos já possuem conectividade para o usuário ter controle, ou seja, já são inteligentes e permitem a automatização de suas funções.
Ao pensar em automatização residencial, é comum pensarmos em soluções avançadas, que integre vários sistemas e equipamentos na casa, e para uma automatização completa é necessária uma central controladora onde há conexão entre todos os equipamentos, por cabo ou wi-fi. A central controladora deve ter uma interface para o morador poder controlar e gerenciar todos os equipamentos.
O que automatizar em casa?
Você pode automatizar em sua residência tudo que puder ser conectado a energia elétrica, para o dispositivo poder ser acessado via wi-fi ou bluetooth, onde um smartphone ou tablet vai coletar informações e permitir programar eventos futuros.
Veja abaixo os principais sistemas de Automação Residencial para aderir em sua casa:
Automação da iluminação residencial
Automatizar a iluminação de sua casa fará total diferença na decoração, e no estilo de cada ambiente da casa inteligente, permitindo a criação de diversos cenários para cada momento do dia.
Além disso, com a automação da iluminação residencial você conseguirá economizar na conta de energia elétrica, porque poderá programar as luzes para apagar em momentos desnecessário.
Sem dúvidas o maior benefício de automatizar a iluminação é a possibilidade de contar com a tecnologia para além de trazer conforto, levar economia e sustentabilidade em sua residência.
Há diversas maneiras para controlar a iluminação do seu lar, os sistemas oferecem displays touchs e teclados que podem ser instalados em qualquer ambiente e interface com o tablet ou smartphone.
Nos displays o moradora poderá monitorar a residência e saber quais os circuitos estão conectados em cada cômodo da casa.
Câmera de segurança residencial
Automação residencial também é sinônimo de segurança, e com ela você poderá conectar as câmeras de segurança e ter tudo no seu smartphone ou tablet, fazendo um monitoramento completo de sua residência em qualquer lugar do mundo.
Recomenda-se contar com câmeras que possua sensor de movimento, pois elas apresentam maior eficiência nas filmagens ao gravarem situações que tenham maior movimento.
Você também conseguirá conectar suas câmeras de segurança em outros dispositivos da Automação Residencial para que as câmeras possam ligar quando as luzes acenderem ou a companhia tocar por exemplo.
Home theater e som ambiente
Sistemas de home theaters estão em crescendo mais nas casas inteligentes, e com isso, é possível integrar áudio e vídeo, tornando tudo mais prático na automação da sua residência.
Com um toque, você consegue ligar seus sistemas, sistema de home theater, e controlar individualmente cada aparelho.
Integrando áudio e vídeo na sua casa inteligente, você consegue escolher o qual música tocar em cada cômodo e quando, mudar e controlar o volume sem precisar estar perto do aparelho.
Você também pode fazer da sua sala um cinema, conectando seu aparelho de som com as cortinas, iluminação etc.
Como começar um projeto de automação residencial?
Agora que você sabe o que é automação residencial, e várias formas de deixar sua casa inteligente, vamos falar como iniciar o seu projeto, e qual passo deve seguir.
Inicialmente considere as particularidades de cada ambiente de sua residência, em vista que algumas podem não estar prontas ainda, em fase de reforma ou construção.
Sendo assim, em cada fase da casa, há diversas possibilidades de automação. Mas geralmente o passo a passo para começar um projeto de automação residencial considere os seguintes aspectos:
- Definir quais sistemas serão integrados como áudio e vídeo, iluminação, persianas, controle de temperatura, segurança, entre outros;
- Escolher quais ambientes terão automação.
- Solicitar um projeto que tenha a infraestrutura necessária para o
sistema.
Então, recomenda-se iniciar a automação residencial por controles mais fáceis e simples de serem configurados e instalados, como a iluminação por exemplo.
Conheça a Quatri Automação
Projetos de automação residencial requerem atenção e qualidade ao serem produzidos, por isso conte com uma empresa especializada em automação.
Se deseja começar sua casa inteligente, entre em contato com a
Quatri Automação, que é referência no mercado e oferece atendimento exclusivo aos clientes.