
“Sustentabilidade” refere-se às ações humanas que visam atender as necessidades dos seres humanos no presente momento, não comprometendo o meio-ambiente nem as futuras gerações.
Em outras palavras, trata-se de conservar as atuais condições que estão gerando desenvolvimento econômico e material, com a preservação do meio-ambiente e de seus recursos naturais que garantem esse desenvolvimento.
Criar e desenvolver soluções inteligentes para assegurar essa sustentabilidade é missão e dever de muitas empresas.
Hoje você ficará sabendo como funcionam os Sistemas Fotovoltaicos que a Quatri desenvolve para indústrias e residências e como estes vão facilitar a sua vida e ajudar o meio-ambiente.
Sistema Fotovoltaico
O Sistema Fotovoltaico utiliza energia proveniente da luz e do calor do sol para geração de eletricidade quanto para aquecimento de água.
Energia Solar
É a energia elétrica produzida a partir da luz solar. Isto é, quanto maior a incidência de radiação sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.
Assim sendo, a Energia Solar é uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.
Levando em conta que o Brasil é um país predominantemente tropical e com forte incidência de raios solares, é possível vislumbrar o Brasil sendo um dos principais geradores desse tipo de energia no mundo.
Além disso, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cerca de 10% da geração de energia elétrica nacional virá da energia solar.
Etapas do sistema fotovoltaico
Primeiramente, os painéis solares são responsáveis pela captação e absorção da luz e do calor. Por sua vez, o inversor converte essa energia solar em elétrica.
Em seguida, a energia elétrica circula pela instalação e é consumida ou armazenada em baterias solares.
Essas baterias são de suma importância quando anoitece ou mesmo em períodos de pouca iluminação, pois permite que o sistema continue alimentando sua instalação com energia elétrica.
Assim, durante a noite, quando o consumo de energia é maior que a produção proporcionada (já que não há luz solar), a energia das baterias permite que o sistema continue ativo.
Por que vale a pena investir?
Quando essa energia não é utilizada, retorna para a rede de concessionária. Assim, gerando créditos de energia com validade de 60 meses.
Além de ser capaz de suprir todo o consumo elétrico residencial, o morador tem uma redução significativa nos gastos com as contas de luz, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel).
Investir em tecnologia sustentável, além de ser economicamente viável, oferece uma série de benefícios para os consumidores e para o meio-ambiente.
Portanto, entre em contato com a equipe da Quatri e solicite um orçamento!
Esperamos você lá ;)