25/09/2020

Automação de iluminação reduz custos de energia

 | Quatri Automações

O alto consumo de energia elétrica se tornou um enorme problema para nossa sociedade. Você sabia que é possível reduzir os custos através da automação de iluminação?

Ao transformar sua residência ou ponto comercial em um empreendimento inteligente, todo o controle de iluminação e aparelhagem elétrica pode ser feito a distância ou de forma automática por meio de sensores programados.

Nesse artigo, você verá os aspectos que fazem da automação uma ótima medida para reduzir os custos com a energia elétrica.

 

Por que uma residência automatizada economiza energia elétrica?

A automação residencial traz diversos benefícios e um dos mais relevantes, sem dúvida, é a economia elétrica, o que interfere diretamente no custo da conta de luz em até 30%.

Isso, porque com o sistema de automação, é possível que você programe os dispositivos inteligentes instalados na sua residência para funcionarem somente quando você desejar.

Além disso, é possível determinar para desligar todas as luzes e aparelhos ao sair de sua casa, evitando que qualquer lâmpada ou equipamento fique ligado sem necessidade.

Outro fator muito importante em relação a economia de energia com a automação é a possibilidade de instalar sensores de movimento que detectam a presença. O sistema faz com que a luz permaneça acesa somente quando estiver alguém no local, o que faz com que não haja luzes acesas de forma desnecessária, contribuindo para redução do consumo.

Outro recurso que pode-se utilizar com a automação são as tomadas inteligentes. Com elas, é possível programar para ligar ou desligar um aparelho em determinada hora do dia. Outra vantagem é que desligam quando detectam que estão alimentando uma carga em stand-by, o que já é uma outra excelente maneira de economizar.

 

Muito além do simples controle de iluminação

Ao possuir uma residência automatizada, é possível desligar todos os aparelhos de forma integrada. Ou seja, sem riscos de esquecer qualquer equipamento ligado durante a noite ou enquanto está fora de casa.

A integração proporcionar mais conforto, maior segurança e mais economia para toda sua família.

 

automação residencial

 

Vamos conhecer as vantagens de uma automação de iluminação

Já vimos que a automação de iluminação consiste em criar um sistema de iluminação inteligente, controlado pelo usuário de maneira simples e muito prática, certo?

Veja só como esses benefícios podem melhorar a rotina:

  1. Redução de custos com automação da iluminação – um dos principais benefícios associados a automação da iluminação de sua residência é, sem dúvida, a redução de custos. Isso acontece por dois motivos: possibilidade de personalizar a iluminação através da dimerização ou o sistema que pode apagar e acender as luzes por você.
  2. Segurança – pelo fato de não precisar controlar a iluminação manualmente, por exemplo, ao adentrar nos ambientes escuros as luzes automaticamente se acendem mantendo o ambiente iluminado e evitando acidentes.
  3. Durabilidade e praticidade – com a utilização de equipamentos bem planejados e luzes mais duráveis, todo o sistema instalado possui um tempo muito maior de vida. Embora isso seja muito positivo para uma residência, é ainda mais imprescindível para o setor industrial, em que os gastos são comprovadamente muito maiores.
  4. Decoração mais bela – com a automação sua residência ganha mais beleza e uma sensação de ampliação nos cômodos. Não é atoa que designers e arquitetos já integram a automação em seus projetos. Além da funcionalidade, cria-se um clima diferente e especial em cada canto da casa.
  5. Responsabilidade com o meio ambiente – com uma maior durabilidade por conta da automação, as lâmpadas levam mais tempo para serem trocadas, diminuindo assim o consumo e também gera menos lixo.
  6. Conforto e comodidade – só em não precisar se preocupar em configurar luzes e poder controla-las de onde estiver já é muito mais conforto e comodidade. Com automação na iluminação, além de controlar as luzes facilmente, tem a vantagem de não precisar ficar se deslocando para acender e apagar no interruptor.

 

Conclusão

Nesse artigo, explicamos o que é, como funciona, as principais vantagens e como ter conforto, comodidade e uma redução significativa na sua conta de luz através da automação de iluminação.

De uma maneira bem direta, essa solução é cada vez mais comum nas smart homes por gerar economia e comodidade.

Caso esteja pensando em aplicar essa solução na sua residência, entre em contato conosco. Podemos tornar sua vida mais tecnológica e prática.

Solicite agora um orçamento
sem compromisso

Fale por Whatsapp