17/10/2020

Repetidor de wifi em projetos de automação – saiba qual é a importância

 | Quatri Automações

Há cômodos da sua casa que sofrem com sinal fraco de internet? Então, o repetidor de wifi é justamente o que precisa para melhorar as condições do seu lar!

Afinal, se estamos falando de smart homes, o alcance adequado de internet é primordial para controlar as soluções de automação. O problema é que ainda há muitas dúvidas que rodeiam a solução que sugerimos.

No artigo a seguir, você vai entender melhor sobre o porquê do repetidor de wifi ser a maneira ideal de aperfeiçoar sua conexão, bem como o aparelho funciona e como escolher o ideal.

 

Por que o sinal de Wi-Fi é prejudicado em determinadas partes da casa?

Há muitos fatores que podem afetar o sinal Wi-Fi. A distância e barreiras entre o roteador e o usuário de internet é um dos principais.

Quanto mais distante o aparelho estiver do host do ponto de acesso, mais fraco será o sinal. Essa relação leva o nome de atenuação, que é nada mais, nada menos que a perda de sinal.

Barreiras também contribuem para o enfraquecimento do sinal. Paredes de concreto, peças de metal, espelhos e demais itens metálicos são os principais vilões.

Podemos associar isso a uma conversa entre duas pessoas. Imagine tentar dialogar com alguém que está a 10 metros de distância. Pior ainda se houver três paredes entre vocês. Será impossível de ouvir a fala do outro!

Paredes finas certamente vão permitir que sons vazem, mas nada que seja facilmente distinguido.

É exatamente o que acontece com o sinal de Wi-Fi.

 

O ruído é outro vilão do sinal fraco

O ruído do local também pode prejudicar a conexão de internet.

Por definição, trata-se de um som ou conjunto de sons que atrapalham a transmissão de ondas de frequências semelhantes ou iguais. Ou seja, o sinal de outro aparelho pode dificultar o alcance da internet.

Pense em uma avenida: quantos mais carros estiverem presentes, pior será o tráfego, podendo resultar em engarrafamentos. Assim como muitos sinais diferentes na mesma frequência podem atrasar ou prejudicar o alcance de cada um.

 

Como funciona o repetidor de sinal?

Como diz o nome, o repetidor de wifi tem o propósito de repetir o sinal de uma rede de conexão a fim de estender o alcance da internet.

O funcionamento do aparelho é bem simples: o sinal gerado pelo roteador é captado pelo repetidor de wifi e, então, ampliado. Assim, é possível fazer a rede chegar a lugares que, antes, não conseguia.

Solução ideal para todos que não possuem uma cobertura de internet adequada para o tamanho do ambiente.

 

Por que o repetidor de sinal é importante num projeto de automação?

Uma casa inteligente é caracterizada por soluções tecnológicas que visam facilitar as tarefas do dia a dia e, em meio a isso, por conectar os sistemas da casa. Como controlar os aparelhos sem uma conexão sem uma internet devidamente funcional?

O repetidor de wifi surge como uma oportunidade de não apenas manter a funcionalidade da casa, como também de favorecê-la, por oferecer:

  • Flexibilidade: leva sinal de qualidade a todos os recintos do lar e garante conexões simultâneas, assegurando área de cobertura simultânea a todos os dispositivos, sem qualquer restrição;
  • Funcionalidade: assegura instalação rápida e pouco invasiva, no local que o cliente preferir e sem precisar de passar cabos por móveis ou paredes;
  • Bloqueio mínimo de barreiras: minimiza o bloqueio causado no sinal por itens físicos que o enfraquecem;
  • Preservação do controle da rede: como o repetidor de wifi apenas amplifica a rede já existente na residência, o controle e acompanhamento do sistema não é alterado. 

 

Quais são as diferenças entre um aparelho Wireless e repetidor?

O aparelho Wireless é responsável por conceber internet particular e transmitir o sinal para outros dispositivos. A função principal é entregar sinal de banda larga até o modem.

Por outro, o repetidor de wifi é basicamente um extensor, que serve para fazer o alcance da internet ultrapassar obstáculos e garantir que a internet chegue a espaços com sinal fraco de conexão.

Ou seja, são equipamentos completamente diferentes, mas complementares. Para justificar o uso do repetidor, é preciso primeiramente do roteador.

 

repetidor wifi

 

O que levar em conta na hora de escolher um repetidor

Os principais fatores a se considerar na hora de escolher um repetidor de wifi são:  taxa de transmissão, antenas presentes,  alcance e a empresa de instalação.

Vamos por partes?

Primeiramente, é importante considerar a taxa de transmissão do repetidor de wifi pois é o que representa quantos dados o aparelho pode transmitir por segundo. Certifique-se que a taxa do repetidor é compatível com a internet da casa.

As antenas, por sua vez, podem acompanhar os repetidores da mesma forma que os roteadores, sendo internas ou externas. A quantidade não pode influenciar na internet, mas pode interferir na recepção do sinal e na abrangência da emissão.

Por exemplo, o repetidor de wifi que possui apenas uma antena precisa intercalar tarefas: receber o sinal e transmiti-lo, enquanto um que possui duas antenas não precisa.

O alcance do modelo é outro ponto determinante. Há aqueles que trabalham com um raio de 300 metros, outros vão ainda mais longe. Para saber o alcance ideal para sua casa, é preciso analisar o ambiente.

Por fim, é importante considerar a empresa de instalação contratada. De preferência, opte por uma especializada, melhor ainda se for a mesma que automatizou os sistemas da casa. Assim, você não corre o risco de lidar com algum tipo de incompatibilidade mais tarde.

A Quatri Automação Residencial pode realizar toda a instalação e cabeamento, do repetidor de wifi e de outras soluções de automação. Confira nosso site para mais detalhes!

 

 Recomendação: Repetidor Ubiquiti 

O repetidor Ubiquiti é bem conhecido no mercado, justamente pelo custo-benefício que oferece maior qualidade da conexão Wi-Fi e favorece o desempenho da rede, por um preço bem em conta.

Quem precisa de repetidor de wifi, encontra tudo que precisa no produto da Ubiquiti.

 

Perguntas e respostas sobre o repetidor de wifi

Veja agora as principais perguntas e respostas do repetidor de wifi.

 

O repetidor de wifi diminui a velocidade da Internet?

O repetidor de wifi simplesmente capta o sinal de Wi-Fi do roteador e o retransmite para outras áreas, não diminuindo a velocidade da Internet. Por outro lado, também não é capaz de aumentá-la. O aparelho não influencia a agilidade da transmissão.

 

Ao invés de comprar outro roteador, é melhor investir no repetidor de wifi?

Sim. Outro roteador pode até melhorar o tráfego da rede, mas não há garantia que vai ampliar o alcance do sinal. Afinal, os pontos cegos e barreiras do local continuarão os mesmos.

Problemas que o repetidor de wifi foi projetado para combater.

 

O roteador e o repetidor de wifi precisam ser da mesma marca?

De forma alguma! Os aparelhos podem ser de marcas diferentes. O repetidor de wifi funciona com qualquer roteador.

O que pode acontecer é que, por serem de fabricantes diferentes, as configurações dos equipamentos funcionem de maneira distinta. Assim, o uso é um pouco dificultado. Mas não houve mudanças substanciais entre produtos de fabricantes distintos.

 

É preciso de alguma configuração especial para usar o repetidor de wifi?

As configurações mais “complexas” são feitas no momento da compra do aparelho. De resto, qualquer configuração necessária é bem simples de fazer, apesar de variar entre marcas.

 

O alcance do repetidor de wifi é influenciado pela posição?

Sim! Quanto mais alto o repetidor de wifi for posicionado, maior será a área de cobertura da rede.

 

Conclusão

Como vimos, é comum que residências tenham “zonas mortas”. Com sinal fraco de internet ou sinal algum. O que se torna um problema grave em uma casa inteligente, que depende da conexão de internet para funcionar adequadamente.

O repetidor de wifi é a melhor forma de solucionar este desafio, ampliando a área de cobertura do sinal, levando-o a todos os locais que não alcançava antes.

Consulte a Quatri Automação Residencial para fazer um orçamento de instalação na sua casa. Sem compromisso, claro.

 

Solicite agora um orçamento
sem compromisso

Fale por Whatsapp