24/09/2020

Automação residencial e eficiência energética na casa

 | Quatri Automações

Automação residencial ou domótica é o nome comercial e genérico dado aos diferentes sistemas de software e hardware que permitem controlar as principais funções da casa através de simples comandos de voz, algum gesto físico ou apenas com um clique no seu smartphone ou computador.

Por sua vez, esses tipos de instalações acabaram por descobrir uma relação harmoniosa entre a automação residencial e a eficiência energética da casa.

Mas porque corre tão bem esta relação entre estes dois elementos? Neste artigo daremos algumas dicas básicas e muito úteis sobre como mudar de companhia elétrica desde o conforto do seu aparelho inteligente.

 

Mudar de companhia de luz contratada em casa através do seu smartphone ou computador

 A automação residencial nos permitirá controlar todos os aspectos essenciais da casa: da iluminação ao ar condicionado, incluindo todas as redes de segurança e eletrodomésticos; do conforto do nosso laptop ou smartphone.

Se for esse o caso, o que nos impede de mudar contratos de luz e de empresas de energia pelos mesmos mecanismos? A verdade é que absolutamente nada, desde que seja dono dos contratos, poderá realizar todos os procedimentos energéticos da sua casa através da área cliente digital que as empresas comercializadoras colocaram à sua disposição.

 

Requisitos básicos na automação residencial

Não é possível ter uma automação residencial se não tivermos fornecimento de energia e internet dentro de casa. Portanto, se estamos prontos para mudar para uma casa com essas características, é bom ter em mente que teremos que realizar contrato de energia elétrica em casa com algum tempo de antecedência.

 

Como a automação residencial contribui para a eficiência energética em casa

Já fizemos uma breve revisão de algumas das principais vantagens que a automação residencial oferece para o gerenciamento das funções básicas da casa. Mas, como essa tecnologia se relaciona com a eficiência energética dentro de casa? Vejamos:

  • Ajusta o sistema de ar condicionado para que se desligue automaticamente caso não haja ninguém em casa, podendo até programar a temperatura de acordo com a hora do dia e a estação do ano.
  • Controle o sistema de ar condicionado e iluminação a partir do seu celular, mesmo que não se encontre na propriedade.
  • Permite monitorar o estado dos eletrodomésticos de qualquer lugar e assim você pode desligar com segurança aqueles equipamentos que estão ligados ou em estado de repouso sem serem usados.
  • Adapta a temperatura ambiente dentro de casa à temperatura externa antes mesmo de chegar a casa.

Um último conselho é que não se esqueça que é sempre preferível a aquisição de eletrodomésticos e sistema de iluminação com certificação energética positiva (categoria A das classes energéticas).

Solicite agora um orçamento
sem compromisso

Fale por Whatsapp