16/06/2021

Automação e a Estética da residência podem andar juntas

 | Quatri Automações

A automação residencial nada mais é do que um conjunto de tecnologias que tem capacidade de programar e tornar automático o funcionamento de equipamentos eletrônicos. Ela vem tomando cada vez mais espaço nas casas.

É por meio dos sistemas integrados e conexão com a internet que a automação residencial tende a criar uma casa mais inteligente. Por isso, no post de hoje veremos como a automação e a estética podem andar juntas na residência.

Como iniciar um processo de automação

Pensando na questão Internet of Things (IoT), muitas vezes não nos damos conta de quais pontos de nossa casa conseguimos automatizar, por isso veremos como ter uma casa automatizada em um estalo de dedos.

  • Saiba quais equipamentos usar

Para conseguir realizar a automação em sua casa, não é preciso reformar e mudar a estrutura inteira da casa. Já é possível utilizar equipamentos sem fio e adaptar, eles podem ser comandados pela voz por meio de smartphones ou tablets.

  • Tenha um projeto

O projeto de automação pode ser realizado durante a construção da casa, assim todo o sistema vai ficar integrado na estrutura. Mas se sua casa já está pronta, não se preocupe, é possível apostar em produtos que tenham conexão com o wi-fi, por meio do hub de automação ou em uma rede de cabos internos.

  • Opte por produtos adequados

Além de instalar todos os dispositivos para a automação, é necessário comprar os produtos adequados que se encaixem no sistema.

Agora que já vimos os pontos para conseguir ter uma casa automatizada, veremos alguns dos benefícios.

  • Gerenciar tarefas

A automação residencial dá a possibilidade de integrar todos os aparelhos que possuem a função de funcionar desse modo. O grande benefício é poder controlar todos os dispositivos eletrônicos à distância com apenas um toque.

  • Mais conforto para você

A rotina fica muito mais prática com a automação, por meio do wi-fi ou até do ZigBee, você pode controlar a casa inteira!

  • Um leque de acessos

Sua casa pode ser controlada por meio de tablets ou smartphones e qualquer morador da residência pode se beneficiar com toda a tecnologia.

Quais equipamentos podem ser automatizados?

  • Luzes

A iluminação é um dos primeiros pontos quando pensamos em automação residencial. Elas podem ser programadas para que os moradores tenham o controle de todas as lâmpadas com apenas um toque.

  • Eletrodomésticos

Por meio da tecnologia, os eletrodomésticos – cafeteiras, lava-roupas, fornos, etc – que tenham conexão com o wi-fi ou que tenham como fazer a automação, podem fazer parte desse sistema e tornar a rotina muito mais prática e eficaz.

  • Climatização

Com o sistema de automação é possível configurar o ar-condicionado ou aquecedor para ligar e desligar a hora que quiser ou quando o ambiente chegar a uma certa temperatura.

  • Sistema de segurança

Pode ser feito através das câmeras de segurança, sensores e alarmes. Assim, é possível acompanhar as filmagens e o acionamento dos dispositivos via internet aonde quer que esteja.

  • Interfones

Com o sistema de automação é possível atender ao interfone através de um toque em seu smartphone, uma ótima opção para os que possuem dificuldade de locomoção ou querem uma possibilidade mais moderna e luxuosa.

  • Área externa

Para os que possuem uma área externa em sua residência, é possível utilizar o sistema de automação para ligar a irrigação do jardim, ou aquecedor da piscina e até as luzes que ficam do lado de fora. Isso garante uma maior economia e comodidade aos moradores.

Atuação do arquiteto na automação residencial

Atualmente os arquitetos estão aplicando cada vez mais a tendência da Internet of Things em seus projetos, o que vem agradando muitos dos clientes, já que facilita demais o dia a dia deles.

É preciso ficar atento com o profissional a ser contratado, já que ele precisa conhecer afundo a automação residencial para poder aconselhar os clientes da melhor forma possível, além de encontrar uma empresa que faça o projeto de automação alinhado com o projeto de arquitetura da residência.

Alguns pontos que o arquiteto deve levar em conta na hora de realizar o projeto:

A automação pode-se aplicar a todos os clientes, independente da faixa etária e do desenvolvimento tecnológico que possui;

Diferentes cenários devem ser criados no sistema de iluminação da casa e é um fator muito importante na automação;

O entretenimento também é uma grande prioridade para os clientes, a tendência que vem sendo muito utilizada é a visualização do conteúdo streaming juntamente com um sistema de áudio de qualidade;

A segurança é outro tópico importante para o projeto. Câmeras de segurança via wi-fi é o ideal para os moradores que querem acompanhar o que acontece em qualquer lugar dentro, fora e nas proximidades, da casa;

Procure preservar a estética de seu lar sem comprometer a funcionalidade da automação;

É dever do arquiteto conciliar o conforto e a qualidade para sua casa, por isso, é sempre bom se manter atualizado nas novas tendências de automação.

É sempre necessário consultar o arquiteto que está responsável pela automação de sua residência, ele saberá a melhor maneira de instalar todos os dispositivos via wi-fi e ainda assim manter o design de sua casa da maneira desejada e personalizada para você e sua família terem conforto e elegância.

Equipamentos como Flap TV ou caixas de som embutidas no forro do gesso são algumas possibilidades da automação pensadas para preservar a estética do ambiente.

Sua casa inteligente começa na Quatri Automação. Entre em contato entenda por que somos a referência em automação residencial.

Solicite agora um orçamento
sem compromisso

Fale por Whatsapp