08/06/2021

Assistentes de voz irão crescer mais que a população mundial até 2024

 | Quatri Automações

Num estudo recente feito pela Juniper Research intitulado “Mercado de assistentes de voz: estratégias dos players, monetização e tamanho do mercado 2020-2024”, mostrou que o consumidor de tecnologia passará a interagir muito mais com as assistentes virtuais.

Os números até 2024 passarão dos 8,4 bilhões de dispositivos que terão essas tecnologias, um número expressivo, visto que a população mundial atualmente está na marca dos 7,8 bilhões.

O número representa um crescimento de 113%, já que até o final do ano, os dispositivos com essa tecnologia alcançarão 4,2 bilhões.

Carros e TVs influenciarão o uso das assistentes de voz

O estudo também constatou que o comportamento do consumidor guiará o ritmo do mercado, afinal, menos da metade dos que têm TVs com assistente de voz usam todas as funções, logo, é possível que assim continue por anos.

James Moar, co-autor da pesquisa, disse: “Os fornecedores se concentrarão provavelmente em impulsionar o uso, assim como em promover as vendas de dispositivos”.

Ainda assim, a Juniper Research prevê que a tendência dos consumidores ainda será a de ter assistente de voz nos smartphones, que continuarão seu domínio no mercado.

 

Os números de assistentes de voz avançam no Brasil

No Brasil, as assistentes de voz começaram a se popularizar em 2019, quando os suportes ao português brasileiro chegaram.

De acordo com dados vindos do último Natal, as vendas da Amazon Echo Dot e do Google Nest Mini, ambos assistentes de voz, foram significativas e mostram que o brasileiro está seguindo a tendência.

 

As principais assistentes de voz do mundo

Com essas novas tecnologias chegando por aqui, você pode ter se questionado: que assistente virtual escolher para entrar na tendência?

São múltiplas as opções, assim fica difícil escolher a assistente de voz que mais combina com você e que atenderá suas necessidades para montar uma smart home.

Por isso, separamos aqui as principais assistentes de voz e mostraremos cada funcionalidade e característica para que você encontre a que mais combina com você:

Assistentes de voz Alexa

A Alexa, assistente virtual da Amazon, oferece recursos e um design sofisticado. Ela pode reproduzir músicas de várias plataformas como: Amazon Music, Spotify, Pandora, iHeart Radio, SiriusXM e o iTunes, inclusive, o último é perfeito para quem tem aparelhos iOS, o que garante maior conectividade.

Ela também pode reproduzir vídeos. Caso você seja assinante do streaming da Amazon Prime Video em sua smart TV, é possível recorrer ao acesso do app com mais facilidade, pois ele poderá ser aberto pela Alexa.

A Alexa possui críticas positivas por sua IA (Inteligência Artificial) eficiente e poderosa, que surpreende seus usuários.

Google Assistant

O Google Assistant, assistente de voz da Google, traz uma série de recursos como Google Home, uma espécie de alto-falante conectado via Chromecast que pode ser utilizado como assistente de voz.

Ele é perfeito para quem tem dispositivos Android, pois o Google Assistant pode ser encontrado nativamente em smartphones.

Você pode controlar vários dispositivos pela casa com o Google Home, afinal, seu comando de voz deixa tudo inteligente e prático. São vários os itens smart que podem ser encontrados com compatibilidade a tecnologia da Google.

Assistentes de voz

É possível, por voz, acessar calendários, fazer pesquisas online, confirmar dados meteorológicos, selecionar músicas, controlar volumes de áudio, reproduzir mídias via Chromecast, enviar mensagens, utilizar aplicativos e muito mais.

Para os que adoram passar o tempo ouvindo músicas, o Google Assistant pode reproduzi-las das seguintes plataformas: YouTube Music, Spotify, Pandora, iHeartRadio e TuneIn.

Siri

A Siri é a assistente virtual da Apple, e tem como vantagem principal incorporar todos os dispositivos desenvolvidos pela empresa. A assistente virtual é capaz de entender comandos de voz e realizar várias das tarefas fornecidas no sistema operacional iOS.

Ela pode ainda servir como entretenimento, visto que ela responde a perguntas e conta piadas. Não só isso, mas também pode ter a serventia de automatizar algumas tarefas do cotidiano, você pode pedir para ela criar lembretes, ligar para pessoas e enviar mensagens para seus contatos do celular.

A Siri consegue fazer isso pois tem acesso aos apps nativos como o Mail, Contatos, Mensagens, Mapas, Safari e também aos não-nativos, como o WhatsApp e Facebook.

A hora e a vez das casas inteligentes

Os dispositivos que são ligados e controlados por assistentes de voz são a bola da vez para quem quer uma casa automatizada, pois traz múltiplas opções de casas inteligentes.

Itens como lâmpadas inteligentes, smart plugs, travas e venezianas podem ser controlados por voz. Os preços desses itens estão ficando cada vez mais acessíveis, diferentemente do que acontecia há tempos atrás, ganhando cada vez mais espaço no mercado.

A Quatri Automação vem desde a sua fundação se consolidando como uma das principais empresas de automação do estado de São Paulo. Com as melhores tecnologias, a empresa possui exclusividade na comercialização de produtos de grandes marcas nacionais e internacionais para seu projeto de automação.

Entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções.

Solicite agora um orçamento
sem compromisso

Fale por Whatsapp